TV Escola Digital Interativa

TV Escola Digital Interativa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
TVEDI tela01.jpg

[editar] Histórico

Os principais objetivos da TV Escola são o aperfeiçoamento, capacitação e valorização dos professores da educação básica da rede pública, o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem e a melhoria da qualidade do ensino.
Uma evolução deste projeto, a TV Escola Digital Interativa (TVEDI), foi lançada em fevereiro de 2004 pelo Ministério da Educação e pela Secretaria de Educação à Distância. Seu objetivo foi transmitir áudio, vídeo e dados para as escolas da rede pública, que também puderam armazenar as informações que recebiam e enviavam opiniões, perguntas e sugestões.
Em dezembro de 2003 a TV Escola realizou uma das primeiras transmissões de TV digital por IP, através de um projeto experimental denominado TV Escola Digital Interativa (TVEDI),desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Educação à Distância e do Proinfo, via satélite.
O conteúdo podia ser gravado em CD e assistido no próprio receptor, em um computador ou em um DVD. Com interface amigável e manipulada via controle remoto, o portal do TV Escola oferecia acesso a um menu que inclui a programação de emissoras públicas e educativas comoa TV Escola. Além disso, trazia um guia de estudos, com programas temáticos e exercícios emtexto, que podiam ser impressos e usados em sala de aula. O conteúdo das aulas ficaca disponível por sete dias, quando os programas, automaticamente, começam a se sobrepor. Na realidade era um processo de entrega de conteúdo pedagógico em áudio e vídeo, dados e textos.
Nessa solução os programas educativos eram transmitidos e recepcionados em um computador com HD de 4Gb, usando software livre, que armazenava os programas e, através de um driver de CD-ROM, proporcionava a gravação para exibição em laboratórios de informática tanto nos micros quanto em DVD players. O que tornou o Programa TV Escola, mais simples e funcional.

[editar] O desenvolvimento

Um grupo de consultores em TV Digital foi integrado à equipe do TV Escola para desenvolverem a TV Escola Digital Interativa. Depois de alguns meses de trabalho uma rede de receptores foi implantada em 30 escolas espalhadas por sete estados brasileiros (Acre, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Rio Grande do Sul, Amazonas e São Paulo).
Um convênio com o Laboratório de TV Digital da Universidade Mackenzie viabilizou a transmissão de um sinal digital no BrasilSat-1. Os receptores foram produzidos a partir da arquitetura de um computador pessoal, com recursos adicionais de recepção de satélite e exibição de vídeo em alta qualidade em aparelhos de televisão comum. A TVEDI em operação
A programação da TV Escola original, quatro horas diárias de conteúdo educacional, era digitalizada e retransmitida pelo canal digital de satélite diariamente. Toda a grade de programas ficava armazenada nos receptores por uma semana para que os professores assistissem quando lhes fosse mais conveniente. O professor pode pesquisar os programas disponíveis por data de exibição, tema, série ou assunto.
Todos os programas armazenados podiam ser gravados em um CD comum e assistidos em qualquer computador ou aparelho de DVD. No padrão de compressão de vídeo escolhido um CD comum pode armazenar até 50 minutos de áudio e vídeo em alta qualidade.
Os menus de tela podem ser acessados por um controle remoto bastante simples, o que reduz drasticamente a curva de aprendizado. Textos de apoio, planos de aula e questionários interativos foram acrescentados ao principais programas da grade da TV Escola. Este conteúdo expandido facilitava o entendimento e a aplicação dos programas para professores e alunos.
O sistema da TV Escola Digital interativa se completa através de um canal de retorno integrado com as redes de telefonia. Em determinados horários do dia o receptor se conecta ao canal de retorno e envia uma série de pacotes de dados contendo registros de uso, informações dos usuários e respostas de pesquisas e formulários.
Por uma porta de rede o receptor digital pode se conectar a qualquer computador ou rede da escola, distribuindo seus conteúdos para várias estações de trabalho. Recursos da TVEDI
Os principais recursos e opções tecnológicas da TV Escola Digital Interativa:
* a utilização de IP encapsulado em MPG2 para transmissão via satélite em multicast;
   * o desenvolvimento de um receptor digital baseado em PC;
   * um midlleware de código aberto baseado em browser Mozilla;
   * uma interface controlada exclusivamente por controle remoto;
   * o armazenamento de duas semanas de programação no HD do receptor;
   * a gravação dos programa armazenados em VCD compatível com qualquer DVD player;
   * a integração do receptor com uma rede ethernet;
   * um canal de retorno multifuncional (linha discada, ADSL, etc);
   * a utilização de software-livre em todo o sistema de transmissão e recepção;
   * a inclusão de conteúdo expandido nos programas interativos;