sábado, 2 de outubro de 2010

Tecnologia na Educação- O uso das TICs no processo ensino-aprendizagem

Atualmente com o avanço da humanidade, as novas tecnologias já fazem parte da vida social do ser humano. Por isso a escola não pode de maneira alguma ficar fora dessa realidade. O aluno de hoje, exige do professor e das disciplinas, inovações, e sua atenção se compromete a medida que oferecemos a ele oportunidades dinâmicas de aprender. Esse assunto preocupa pais e professores que a cada dia se interessam em conhecer as tecnologias na educação e querem saber como seus filhos e alunos podem ter acesso e utilizar na aprendizagem tais recursos. A exigência da sociedade requer um profissional preparado para essas tecnologias, devido a isso há uma cobrança dos mesmos para que os alunos sejam preparados para o mercado de trabalho. A educação tecnológica está voltada à um conhecimento baseado em princípios como: a SOLIDARIEDADE, EQUIDADE SOCIAL E O CONSUMO ECOLOGICAMENTE SUSTENTÁVEL. Nessa nova era tecnológica cabe aos indivíduos uma preparação consciente do uso dessa tecnologia, é preciso conhecer e principalmente saber escolher o que promoverá um bom conhecimento, do que é preferível descartar. O mal uso dessas tecnologias podem gerar uma crise social acarretando à sociedade desigualdades, massificações e invasões de privacidade. Enquanto que se soubermos avançar, utilizando esse recurso, ultrapassaremos os muros da escola, buscando a construção de uma sociedade mais solidária. O professor será peça fundamental nesse processo, pois caberá a ele, conscientizar os educandos no uso adequado dessas tecnologias, formando um ser criativo, crítico e cuidante, responsável pela democratização da vida no planeta e na boa relação com as outras pessoas. Com esse novo cenário pedagógico, o professor terá um reencantamento pelo ato de educar, provocando uma educação voltada para a ação-reflexão-ação. Uma educação coletiva baseada na cooperação entre as pessoas, na interrelação das disciplinas e principalmente no diálogo.

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