Cooperar, no sentido que Jean Piaget nos deixou, significa propor aos alunos uma interação global entre professor e aluno; aluno e aluno; aluno e conteúdo. Esta troca de saberes, proporciona a aprendizagem avanços significativos, pois, do conflito gera desafios e a aprendizagem desestabiliza o indivíduo e estabiliza como conseqüência.
Vale ressaltar, que um item muito válido é a questão da intencionalidade. O professor é o responsável pela organização e pela interação cognitiva que levará a construção de conhecimentos. A interferência do educador é importante para definir a atuação de cada um no trabalho cooperativo.
Este tipo de atividade partilhada, depende também do indivíduo que precisa ter definido que este tipo de interação não é simplesmente uma divisão de tarefas, mas uma construção coletiva, onde cabe a cada componente identificar seu papel.
Com o projeto integrado de aprendizagem, visando atividades planejadas e com intencionalidade, caberá ao professor direcionar as tarefas, estimulando e dinamizando um trabalho coletivo, onde os aprendizados aconteçam de maneira harmoniosa, possibilitando através da cooperação e dos agrupamentos significativos um aprendizado coletivo baseado na troca de saberes, mas com a direção intencional do professor.