Aproveitar as novas tecnologias dentro da escola não só atrai os pequenos, como atualiza os métodos de ensino. E não é preciso ter por perto invenções de ponta, mesmo com poucos recursos tecnológicos, como alguns computadores e um aparelho de DVD, sempre há como enriquecer suas aulas. Segundo a professora de informática educacional Fernanda Lourenço, de São Paulo, a tecnologia oferece aos alunos contextos educativos práticos, provocativos e inovadores, incentivando-os a raciocinar, ter iniciativas, criar soluções e resolver problemas.
Exemplos:
1° ANO - BRINCANDO COM O ALFABETO
- A professora acima usou Computadores com o software infantil " Dicionário Aurelinho - O Desafio das Palavras Nova Ortografia".
1- Explique aos alunos que eles terão de ajudar o grande monstro roxo e guardião do Aurelinho a recuperar seus conhecimentos. E ele os perdeu quando foi enfeitiçado por um mago malvado, o Ted.
2- A primeira atividade será a OPERAÇÃO RESGATE. Ensine o passo a passo do jogo, mostrando-lhes que terão de ter agilidade e reconhecer as letras do alfabeto para conseguir finalizar a missão.
3- A segunda atividade é o JOGO DA FORCA. Eles terão de acertar as palavras para organizar os livros.
4- A terceira é o jogo MEMÓRIA DE PALAVRAS, no qual devem encontrar pares para as palavras relacionadas aos desenhos.
2º ANO-HISTÓRIA EM QUADRINHOS
-Esta atividade foi desenvolvida pela professora Marcela Giudice de Castro e Silva - Cotia-SP
1- Apresente gibis com histórias em quadrinhos aos alunos, discutindo os elementos visuais do gênero: balões, pontuação, expressão das personagens, presença de onomatopéias, etc.
2- Utilizando personagens da Turma da Mônica, os alunos devem criar diálogos e produzir suas próprias histórias em quadrinhos em papel.
3- A partir dessa primeira produção, os alunos em duplas, irão produzir no laboratório de informática, com o auxílio do software HagáQuê, suas histórias em quadrinhos.
4- Essas histórias serão impressas e trocadas entre os alunos, que discutirão o processo de criação, bem como as características dos textos produzidos.
5- Os alunos poderão voltar ao laboratório de informática para reelaborar as histórias, produzindo uma segunda versão.
3º ANO- SISTEMA SOLAR
- Aula sugerida por professoras do Colégio Pentágono em São Paulo:
1- Leve os alunos para uma sala onde com o retroprojetor seja exibida uma animação sobre o Big Bang. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=faRb8VW13pg
2- Peça que os alunos desenhem o Sistema Solar no laboratório de informática, registrando por meio de desenhos no programa Paint o que sabem sobre a Terra, o Sol e a Lua.
3- Leve-os novamente ao laboratório de informática para iniciar as pesquisas. Deixe os alunos explorarem livremente o site do IBGE teen, que tem muitas informações. Endereço: http://www.ibge.com.br/ibgeteen/atlasescolar/apresentações/universo.swf
Fonte: Revista Guia Prático para Professores de Ensino Fundamental I - Maio/2010.pgs 13 e 14